AVC

10 sinais de AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é definido como uma doença crônica que ocorre quando os vasos sanguíneos do cérebro se rompem ou entopem.

Os vasos sanguíneos são responsáveis por levar o sangue até o cérebro. Dessa forma, quando eles estão comprometidos, o sangue para de circular no local, causando a morte das células cerebrais. Consequentemente, ocorre o Acidente Vascular Cerebral.

De acordo com o Ministério da Saúde, o derrame é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade em todo o mundo.

Para se ter uma ideia, segundo a OMS, mais de 15 milhões de pessoas têm o dito “derrame cerebral” todos os anos no planeta.

Destas, 5 milhões morrem e outras 5 milhões ficam com sequelas físicas e mentais permanentes.

Sinais de Acidente Vascular Cerebral

Até 3 horas após o inicio do evento, é possível reverter a maioria dos danos causados. No entanto, após esse período, ocorre a morte dos neurônios, sendo mais dificil de resolver sem sequelas. Por esse motivo, é extremamente importante saber identificar os sintomas iniciais.

Assim, quanto antes receber o socorro médico, há um aumento das chances do paciente sobreviver e de diminuir o risco de sequelas.

Portanto, a seguir, confira os principais sinais e sintomas que podem indicar Acidente Vascular Cerebral e ajudar o paciente a identificá-lo em seu estágio inicial:

  • Dificuldade para falar;
  • Assimetria facial (sorriso torto, por exemplo);
  • Fraqueza em um lado do corpo;
  • Alterações na sensibilidade emum lado do corpo;
  • Dor de cabeça forte e persistente;
  • Sensação de formigamento na face, no braço ou na perna de um lado do corpo;
  • Forte tontura;
  • Perda súbita da visão em um dos olhos ou em ambos;

Caso esteja sentindo um desses sintomas ou mais, não hesite e vá até a emergência mais próxima.

Tipos de AVC

Há, basicamente, dois tipos de Acidente Vascular Cerebral: isquêmico e hemorrágico. Ambos são bastante perigosos e prejudiciais à saúde, porém possuem características diferentes. Veja quais são.

Isquêmico

Considerado o tipo mais comum, responsável por cerca de 80% dos casos da doença. O acidente vascular cerebral isquêmico é causado pela obstrução ou redução súbita do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro.

Consequentemente, o fluxo de sangue para determinadas áreas do cérebro fica prejudicado, provocando a morte de células naquela região específica.

Hemorrágico

O acidente vascular cerebral hemorrágico é o tipo mais grave e ocorre quando há o rompimento de um ou mais vasos sanguíneos Com isso, acontece o extravasamento de sangue para o interior do cérebro.

Fatores de risco

Os fatores de risco que caracterizam os casos em sua grande maioria, estão associados à forma que lidamos com a nossa própria vida.

Isso porque hábitos prejudiciais à saúde — como o tabagismo, sedentarismo, falta de cuidados com a alimentação e com alguns exames de rotina, por exemplo, aumentam assim as chances de ocorrência de um episódio dessa doença.

No entanto, de maneira geral, podemos dizer que os maiores fatores de risco relacionados ao AVC, são: obesidade, alcoolismo, diabetes, colesterol alto, arritmias cardíacas, vasculites (inflamação dos vasos sanguíneos), ferimentos graves na cabeça, infarto agudo no miocárdio, entre outros.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia.