colesterol

6 alimentos que são amigos do colesterol

Apesar de ser reconhecido com um grande inimigo da nossa saúde, o colesterol é vital para o organismo, pois, desempenha funções essenciais para o corpo. Porém, seu nível não pode estar alto. Esse controle do colesterol pode ser, em parte, alcançado com mudanças na alimentação, mas muitas vezes o uso de medicações é necessário.

Você sabe quais são os alimentos que ajudam nesse controle? Então, leia este post. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre o assunto e também falaremos sobre os itens que não podem faltar na sua dieta.

O que é colesterol?

Embora o colesterol esteja associado aos fatores de risco para doenças cardiovasculares, ele também é responsável pelas membranas que envolvem as células, auxilia no metabolismo, promove o crescimento e a regeneração celular e contribui com a produção dos hormônios sexuais e do cortisol.

Por essas razões, não podemos viver sem o colesterol. No entanto, essa dubiedade existe porque essa gordura está presente em nosso organismo de várias formas, sendo as mais estudadas o HDL e o LDL. Você sabe a diferença?

HDL x LDL

As siglas se referem a termos que derivam do inglês, sendo HDL o “High Density Lipoprotein”, ou lipoproteína de alta intensidade, e o LDL o “Low Density Lipoprotein”, ou lipoproteína de baixa densidade.

Ainda, o colesterol bom é o HDL, pois “protege” o organismo, “coletando” o LDL que fica acumulado nos vasos sanguíneos para ser eliminado pelo fígado. Já o colesterol ruim é o LDL, responsável pelo entupimento das artérias, causando infartos e derrames.

Quais alimentos são aliados no combate ao colesterol?

Uma alimentação saudável é fundamental para o controle do colesterol, em especial o LDL. Para isso, devem ser evitados o consumo de alimentos gordurosos, como, carnes vermelhas, queijos amarelos, leite integral e frituras. 

Ainda existem substâncias que podem auxiliar nesse controle como as gorduras insaturadas, as fibras insolúveis e os antioxidantes. Esses nutrientes podem ser encontrados nos seguintes alimentos:

1) Abacate

Por ser rico em gorduras monoinsaturadas e fibras solúveis, o abacate é um alimento amigo do colesterol. O seu consumo auxilia na redução LDL e triglicérides e ainda pode ajuda a subir o HDL.

2) Aveia

A aveia é rica em fibras insolúveis e em betaglucana, uma substância que reduz a absorção de colesterol da dieta, auxiliando no controle. A betaglucana ainda pode aumentar a saciedade por promover um esvaziamento gástrico mais lento.

3) Azeite de oliva

O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados e em antioxidantes, promovendo uma grande melhora na relação entre colesterol bom e ruim, favorecendo o HDL.

4) Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são alimentos ricos em polifenóis e podem reduzir a oxidação do LDL. Uma das causas de formação das placas de gordura nas artérias é o dano causado pelo LDL oxidado na parede da artéria.

5) Oleaginosas

As nozes, castanhas e amêndoas são exemplos de oleaginosas ricas em ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a elevar os níveis de HDL no sangue.

6) Salmão e sardinha

Algumas espécies de peixes são ricas em ômegas, caso do salmão, da sardinha e do bacalhau,  auxiliando na redução de colesterol com o aumento da presença de ácidos graxos poliinsaturados no organismo.

Portanto, ao inserir esses alimentos na sua dieta, você passa a ter um melhor controle do colesterol, trazendo inúmeros benefícios para sua saúde.

Você sabe quais são os alimentos que ajudam nesse controle? Então, leia este post. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre o assunto e também falaremos sobre os itens que não podem faltar na sua dieta.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro