cardiologista

Quais são as doenças tratadas pelo cardiologista?

O médico cardiologista é o profissional que trata as doenças que acometem o coração e outros componentes do sistema circulatório.

Você conhece as patologias que são tratadas pela área de cardiologia? Há dezenas de problemas cardiovasculares, e alguns deles são extremamente graves, podendo colocar em risco a saúde do paciente. Porém, a maioria pode ser controlada com o tratamento adequado.

Por isso, neste artigo, vamos relacionar as principais doenças tratadas pelo médico cardiologista. Confira!

Doenças tratadas pelo cardiologista

Arritmia cardíaca

A arritmia causa sensação de desconforto provocada pela aceleração ou desaceleração nos batimentos cardíacos, ou seja, o coração não está batendo no seu rimo normal.

Hipertensão arterial

Conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença crônica, e muitas vezes silenciosa, que pode ter causa hereditária ou ser decorrente de hábitos não saudáveis.

Hipotensão arterial

Ao contrário da pressão alta, neste quadro, o sangue é bombeado com menos força, podendo causar sintomas como desmaios, sonolência, tontura e confusão mental.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca acontece quando os músculos do coração perdem força para bombear o sangue rico em oxigênio para o restante do corpo. Os paciente normalmente evoluem com falta de ar, cansaço ou inchaço nas pernas.

Doença da aorta

A aorta é uma artéria importante para a circulação sanguínea. Ela sai do lado esquerdo do coração e é o primeiro local por onde passa o sangue que vai para o resto do corpo.

Qualquer patologia que acometa esse vaso é preocupante e, entre elas, estão o aneurisma de aorta, aterosclerose na aorta, entre outras.

Cardiopatia congênita

A cardiopatia congênita é qualquer anormalidade da estrutura do coração que surge quando o bebê ainda está na barriga da mãe.

Aterosclerose

É a formação de placas de gordura no interior das artérias, o que dificulta a passagem do sangue.

Infarto do miocárdio

O infarto acontece quando há a interrupção do sangue que vai para o miocárdio, que é o músculo do coração. O bloqueio do sangue é provocado por placas decorrentes da aterosclerose.

Angina

Outra condição também provocada pela aterosclerose. Na angina, há o estreitamento das artérias que levam sangue ao coração, restringindo o fluxo de sangue, ocasionando dor.

Cardiomiopatia

A cardiomiopatia é uma doença no músculo do coração que faz com que ele não faça o bombeamento do sangue de forma adequada.

Doenças Valvulares

Conhecido também como sopro no coração, é verificado quando a válvula não se fecha ou se abre corretamente, com isso, pode haver a dificuldade de bombeamento de sangue, provocando sintomas como arritmias, tonturas e vertigens.

O médico cardiologia também cuida de doenças que acometem os pulmões, já que esses órgãos trabalham em associação com o coração e com os vasos sanguíneos para levar oxigênio e nutrientes para todo o corpo.

Entre os problemas pulmonares tratados pela cardiologia, estão a embolia pulmonar, a hipertensão pulmonar e a cor pulmonale.

Também tratam doenças metabólicas como a dislipidemia, colesterol e triglicérides alto, e diabetes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia