Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia.

Quando o cansaço pode ser um alerta do corpo

Quando as saúdes física e mental não vão bem, o organismo emite sinais. Algumas vezes, isso acontece quando o problema ainda está na fase inicial. Em outras, os sinais aparecem em um estágio mais avançado. O fato é que, ao não dar atenção às mensagens que o organismo envia, coloca-se a saúde em risco, aumentando as chances de outras complicações. Um exemplo dos sinais que o corpo emite é o cansaço.

O cansaço é um sintoma que, muitas vezes, é negligenciado. É um sintoma associado ao ritmo frenético da vida contemporânea, principalmente quando se vive em grandes centros urbanos. Só é encarado como um “problema a ser resolvido” quando as forças físicas e capacidade mental foram esgotadas, provocando um desequilíbrio emocional e psicológico.

Mas será que o cansaço é uma consequência do esforço físico e mental? Ou é um sintoma que pode estar relacionado a doenças?

6 problemas de saúde que causam cansaço

1. Anemia

A má alimentação leva a deficiência de nutrientes importantes para o organismo, como o ferro. Sem ferro, pode surgir a anemia e assim, aumentam a sonolência e o cansaço. Para saber mais, basta consultar o médico e fazer um hemograma. Assim, você saberá se o cansaço excessivo não é um sintoma de anemia. O problema pode ser resolvido com os medicamentos prescritos pelo médico e a melhora da alimentação.

2. Apneia do sono

Dormir bem é importante para equilibrar o metabolismo. Contudo, se você dorme as horas necessárias, mas acorda cansado, sente dores no corpo e sonolência durante o dia, é importante saber se não sofre de apneia do sono.

Essa doença provoca várias interrupções durante o sono porque, ao perceber o bloqueio de ar nos pulmões, o cérebro emite sinais que levam a pessoa a despertar por alguns segundos. Sem um sono profundo e tranquilo, o corpo fica mais desgastado.

3. Diabetes

Se você não é portador de diabetes, mas, há tempos, não faz exame de sangue para acompanhar o nível de glicemia, é importante consultar o médico. O cansaço excessivo pode ser efeito desse tipo de doença. Quando a glicose não é absorvida normalmente pelas células, o corpo fica sem a energia necessária. O excesso de açúcar no sangue também provoca efeitos negativos ao organismo, como o aumento do risco de infarto e derrame. Por isso, é essencial fazer o teste de glicemia, mudar hábitos alimentares e praticar atividades físicas regularmente.

4. Doenças da tireoide

Alterações na tireoide afetam o ritmo do metabolismo, podendo causar um cansaço fora do comum. Mais uma razão para agendar uma consulta médica e fazer os exames necessários para a avaliação dos níveis de hormônios produzidos pela tireoide.

5. Doenças do coração

O cansaço excessivo também pode ser um alerta de doenças cardíacas. Quando o coração não está funcionando normalmente, outras funções do organismo ficam comprometidas. Isso porque a qualidade da circulação sanguínea é afetada, assim como a oxigenação das células, capacidade respiratória, manutenção dos músculos, entre outros problemas.

Por isso, é importante fazer o check-up do coração e mudar o estilo de vida, adotando uma alimentação balanceada e introduzindo a prática de exercícios físicos (após a consulta médica) no dia a dia.

6. Estresse

O excesso de responsabilidades e preocupações, associados à má alimentação, sedentarismo, noites mal dormidas e à insatisfação geral com a vida podem levar a um quadro de estresse perigoso para a saúde.

O cansaço excessivo é um sinal de alerta que o corpo emite para que possamos reavaliar o estilo de vida e buscar as mudanças necessárias. Caso contrário, além do estresse, a péssima qualidade de vida baixará as defesas do organismo para outras doenças.

Procure ajuda médica

Até certo ponto, é normal sentir cansaço. Contudo, quando o cansaço se torna constante, é recomendável fazer a consulta médica para saber quais as causas desse sintoma.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro