check-up cardiológico

Quais exames são pedidos no check-up cardiológico?

O check-up cardiológico é uma rotina de exames de extrema importância. Você sabia que, de acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil mais de 300 mil pessoas morrem todo ano por conta de doenças cardiovasculares, como infarto e insuficiência cardíaca?

Por isso, pessoas acima dos 45 anos e com histórico de patologias do coração na família devem se submeter periodicamente a exames que averiguem a saúde desse órgão fundamental para a nossa vida.

E há um grupo de procedimentos diagnósticos que auxiliam o médico cardiologista a avaliar o risco de o paciente ter ou desenvolver problemas cardíacos ou circulatórios.

Neste artigo, vamos apresentar quais exames são esses e qual o objetivo de cada um deles no check-up cardiológico. Acompanhe!

Quando devo realizar o check-up cardiológico?

Há um consenso entre profissionais da área de cardiologia de que a rotina de exames para verificar a saúde do coração deve começar a partir dos 45 anos.

No entanto, quem tem fatores de risco para doenças cardiovasculares não deve esperar essa idade chegar para dar início às idas ao cardiologista. Além disso, quem quer começar a fazer um novo esporte também precisa da avaliação.

Quais exames terei de fazer?

Existe um grupo de exames básicos, que são o raio-x de tórax, o eletrocardiograma, o teste de esforço, o ecocardiograma e alguns exames de sangue. Quando alguma alteração é observada em um ou mais deles, são solicitados exames complementares, como cintilografia do miocárdio, Holter, MAPA, entre outros.

Aqui, vamos falar sobre os exames que são mais realizados no check-up do coração. São eles:

Raio-x de tórax

Esse exame tem como objetivo analisar o contorno do coração, verificando se há anormalidades, principalmente com a artéria aorta, que é um importante vaso que sai do coração e distribui sangue para o resto do corpo.

Teste de esforço ou teste ergométrico

O teste de esforço é feito em uma esteira ou em uma bicicleta ergométrica e visa observar alterações da pressão arterial ou do ritmo cardíaco durante a realização de esforço físico. Avalia arritmias induzidas pelo esforço e, principalmente, possíveis placas grandes de gordura nas artérias do coração.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame que detecta arritmias e batimentos irregulares do coração. Também serve para avaliar se existem alterações cardíacas que sugiram uma nova possibilidade de infarto. Além disso, pode indicar alterações hidroeletrolíticas, como diminuição ou aumento de potássio no sangue.

Ecocardiograma

É um ultrassom do coração. Com ele pode se avaliar se as estrutura do coração esta normal. O tamanho de cada câmara, as valvular e a força do órgão. É essencial no diagnóstico de doenças congênitas e na avaliação e evolução de várias doenças.

Exames laboratoriais

Além dos exames de coração, há exames laboratoriais importantes na rotina de cuidados cardiovasculares.

São eles:

  • hemograma;
  • CK-MB, que mede uma enzima liberada pelo músculo cardíaco e pode detectar uma isquemia;
  • troponina e mioglobina, enzimas que ajudam a detectar a possibilidade de infarto.

Além desses, podem ser solicitados outros exames laboratoriais que contribuam para avaliar o risco de doenças cardiovasculares, como o de glicose, o de colesterol e o de triglicerídios.

Todos os exames recomendados pelo seu médico no momento do check-up cardiológico são de extrema importância. Por isso, não hesite em fazê-los. Eles podem detectar doenças preexistentes e indicar a possibilidade de problemas cardíacos futuros.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia.

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro