Comer pimenta faz bem?

Comer pimenta é bom para o coração?

O consumo de pimenta é um habito tradicional em algumas regiões, mas há poucos estudo sobre a relação com a saúde do coração. Um estudo realizado na Itália analisou o consumo de pimenta e o risco de morte.

Como o consumo de pimenta é tradicional na dieta mediterrânea e os estudos relacionados ao consumo e sua relação com morte nessa população são escassos, um grupo de cientistas resolveu fazer a analise.

Foi realizada uma analise de 22.811 homens e mulheres que participaram do estudo Moli-sani entre os anos de 2005 e 2010. O consumo de pimenta foi avaliado através de um questionário que dividia em nenhum/raro consumo, até 2 vezes por semana, mais de 2 e menos que 4 vezes por semana e mais de 4 vezes por semana.

O acompanhamento médio foi de 8,2 anos e ocorreram 1246 mortes.

Após avaliar do dados, mostraram que o consumo regular de pimenta esta associado a menor risco de mortes por doença coronária e cerebrovascular. A associação do consumo de pimenta com morte por qualquer causa parece ser mais forte em indivíduos hipertensos.

Concluindo que, em população adulta do mediterrâneo, o consumo regular de pimenta esta associado com menor risco de morte por qualquer causa e por doenças cardiovasculares, independentemente de fatores de risco prévios ou aderência a dieta do mediterrâneo.

Assim, comer pimenta pode sim fazer bem para o coração.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia.

J Am Coll Cardiol. 2019 Dec 24;74(25):3139-3149. doi: 10.1016/j.jacc.2019.09.068.

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro