Coronavírus. Previnir é o melhor remédio.

A prevenção é feita da mesma forma que para qualquer gripe.

Embora infectologia não seja minha área, após ler sobre o assunto, achei que seria de grande utilidade publicar algo sobre o coronavírus do momento e como podemos previnir a contaminação.

O que é esse vírus?

O novo coronavírus, batizado de COVID-19, é uma variação da família dos coronavírus na qual estão incluídos os vírus da gripe, SARS e MERS. Estes últimos foram responsáveis por  grandes epidemias nos últimos anos.

O nome “corona” vem da sua aparência. Eles apresentam espiculas em sua parede que, ao microscópio, lembram uma coroa. O primeiro coronavírus foi relatado na década de 40 do século passado, mas a só na década de 60 que foi descrito como coronavírus pela microscopia.

A preocupação com o COVID-19 é sua rápida propagação. O número de acometidos confirmados, já ultrapassou em muito as epidemias de SARS e MERS.

Como surgiu?

O primeiro caso foi relatado em 26 de dezembro de 2019 na China, embora em análises de prontuários foram evidenciados casos desde o inicio de dezembro. Suspeita-se que o foco inicial seja uma feira de frutos do mar e animais consumidos pelos locais. Assim, essa feira foi fechada no dia 01 de janeiro como primeira medida para conter a doença

O vírus seria uma mutação de um vírus que antes só acometia animais, e o pangolim, mamífero que lembra um tatu, é um dos animais mais prováveis como o hospedeiro desta mutação.

Em 07 de janeiro o vírus foi identificado, enquanto que seu RNA fois sequenciado no dia 12 do mesmo mês. Já no dia 30 a Organização Mundial de Saúde ( OMS) declarou “emergência publica de saúde de interesse internacional.

O Covid-19 espalhou para outros países na Ásia, Europa e América do Norte. O Brasil foi o primeiro país tropical a confirmar um caso da doença.

Como se deu contaminação de animal para humanos ainda não esta claro, mas suspeita-se que seja pelo consumo de carne. Já a transmissão entre humanos já esta comprovada e se dá por gotículas de secreção espalhadas na tosse e espirros.

Quais os sintomas?

Os principais sintomas são febre e tosse, podendo apresentar também dificuldade para respirar e dores no corpo. A maioria evolui nas formas mais leves e moderadas da doença, podendo os casos mais graves evoluir para pneumonia e morte.

Como Previnir?

A prevenção é feita da mesma forma que para qualquer gripe.

  • Lavar bem as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão usar desinfetante para as mãos a base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca antes de lavar bem as mãos.
  • Evitar aglomerações.
  • Cobrir a boca e o nariz com o braço ou lenço de papel para espirrar ou tossir. Não use as mãos. Se usar lenço de papel, jogue-o no lixo logo após.
  • Evitar contato com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente. Se não for possível, usar mascara para evitar de transmitir a doença a outras pessoas.

Enfatizando, as mascaras são para proteger as outras pessoas, não havendo estudos que mostrem a prevenção do contagio com seu uso, já que o vírus pode ser contraído também pela mucosa dos olhos.

Previnir é o melhor remédio

Embora o COVID-19 seja um problema no momento, ele não é o mais perigoso. A epidemia de SARS e MERS apresentaram mortalidade de 9,5% e 34,4% respectivamente, enquanto que, até o inicio de março, os casos com óbito estavam 2,9%.

Infecções pelo Influenza, vírus da gripe, que tem uma mortalidade associada de 0,01 a 0,05 %, mas por sua disseminação e facilidade de transmissão, é responsável por até 650.000 óbitos aos ano, segundo estimativas.

O ponto é que devemos prevenir para evitar qualquer uma destas infecções, executando as medidas citadas acima. Somos parte da solução.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia

Fontes:
Informes da OMS
Informes do Ministério da Saúde – Brasil
Apresentação UNIMED Uberlândia.

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro