doenças cardiológicas

3 doenças cardiológicas comuns e como tratá-las

Cuidar do coração é fundamental, pois ele é um órgão vital que ajuda a preservar o bom funcionamento do organismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiológicas são as que mais matam no mundo inteiro. Por isso, conhecer as patologias mais comuns e os tratamentos mais eficazes é importante, pois assim é possível cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida, reduzindo o risco de complicações futuras.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, abaixo vamos mostrar algumas enfermidades cardíacas que podem afetar sua vida e como preveni-las.

Confira!

Algumas doenças cardiológicas e tratamentos

É importante ressaltar que, mesmo em casos mais brandos de problemas cardiovasculares, é fundamental ter acompanhamento médico, pois somente o profissional poderá diagnosticar a situação e indicar os procedimentos cabíveis.

Dentre as doenças mais comuns estão:

  1. Angina

 

A angina, também conhecida como angina pectoris ( em tradução livre, “dor no peito”), é o diagnóstico dado a um quadro de forte dor no peito que pode ser, mais comumente, em queimação, ardor ou em aperto (“abafamento”). Pode ser irradiada para o braço, costas, mandíbulas e pescoço, e ser acompanhada de sudorese fria e palidez.

Isso ocorre quando há uma interrupção da passagem do sangue para o músculo do coração, fazendo com que ele “sofra” pela falta de oxigênio e nutrientes. Isso pode ocorrer tanto por obstrução da artéria, quanto por espasmo da mesma.

Normalmente esta relacionada com as doenças coronarianas como os infartos do miocárdio.

O tratamento preventivo é a melhor maneira de evitar. É importante não fumar, manter uma rotina de atividades físicas e uma dieta saudável. Frituras e gorduras podem agravar o quadro. Também é importante reduzir a ingesta de açúcares e consumir bastante frutas e verduras.

Também é muito importante o controle da pressão arterial, colesterol e diabetes pois são fortes fatores de risco para a doença coronária.

 

  1. Arritmia

Trata-se de um distúrbio do ritmo cardíaco, fazendo com que o coração fique acelerado, muito lento ou fora de ritmo. A doença é causada por um problema no sistema elétrico de condução do órgão, podendo ser originada devido ao ataque cardíaco, entupimento de artérias, consumo de álcool, fumo, drogas, hipertensão, doenças infeciosas, como a doença de Chagas, e estresse.

A arritmia, muitas vezes, pode ser evitada, mas para isso é importante mudar alguns hábitos. O cigarro, assim como outras drogas não podem fazer parte da sua rotina. Além disso, é essencial manter uma alimentação balanceada e saudável, reduzindo o consumo de cafeína e outros estimulantes.

 

  1. Hipertensão arterial

Hipertensão é a elevação sustentada da pressão arterial em repouso. Hipertensão primaria ou sem causa aparente (também conhecida como hipertensão essencial) é a mais comum. Mais rara é hipertensão secundária que, como o próprio nome diz, é consequência de outra patologia como a apneia do sono, doenças renais, alterações de alguns hormônios entre outras.

É muito comum não haver sintomas, e quando estão presentes são inespecíficos para o quadro, ou seja, são comuns a outras doenças, fazendo da pressão arterial uma doença silenciosa e traiçoeira.

A hipertensão arterial sistêmica é fator de risco importante para várias doenças ligadas principalmente ao coração, rins e cérebro.

Testes podem ser feitos para determinar a causa, avaliar os danos e identificar outros fatores de risco cardiovasculares. O tratamento envolve mudanças de estilo de vida como dieta ricas em frutas, verduras e legumes, pobre em gorduras e sal. Muitas vezes o uso de medicamentos é necessário.

As doenças cardiológicas podem afetar qualquer pessoa, mas manter uma boa alimentação e um estilo de vida saudável pode evitar essas e outras patologias mais graves.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia e Ipameri.

 

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro