Doenças Das Válvulas Cardíacas

8 Sinais De Doenças Das Válvulas Cardíacas



Nas estruturas do coração estão quatro tipos diferentes de válvulas: atrioventriculares direita e esquerda, válvula pulmonar e aórtica. Porém, em função de distúrbios congênitos ou doenças adquiridas, essas válvulas cardíacas podem ter o seu funcionamento prejudicado.

Assim, em função deste desempenho deficiente, o corpo manifesta diferentes sintomas. Quer saber quais? Então, continue a leitura do post.

Sinais de doenças das válvulas cardíacas

Conheça os principais sinais de uma anomalia nessas válvulas.

1) Sopro cardíaco

Trata-se de um sintoma percebido apenas quando um médico realiza a ausculta da região torácica. O sopro cardíaco resulta do fluxo retrógrado do sangue que retorna do átrio esquerdo do coração após a contração do ventrículo esquerdo.

Em função da necessidade de aumentar o bombeamento de sangue para compensar esse fluxo retrógrado, o ventrículo esquerdo cresce progressivamente a fim de potencializar o batimento cardíaco.

2) Palpitações

Quando uma pessoa encontra-se em decúbito lateral esquerdo, o ventrículo dilatado pode provocar palpitações, que são a percepção de batimentos cardíacos mais vigorosos. Da mesma forma, o átrio esquerdo também se dilata e passa a bater mais rapidamente.

3) Cansaço ou fadiga

O mau funcionamento das válvulas e a dilatação do coração, torna o bombeamento de sangue menos eficiente, afetando a quantidade de oxigênio e nutrientes que chega aos pulmões e músculos, o que causa a fadiga.

4) Falta de apetite

Quando as válvulas cardíacas são acometidas por alguma doença, passam a funcionar de forma inadequada. Se houver uma alteração na anatomia da válvula tricúspide, pode ocorrer um aumento do fígado ou acúmulo de líquidos ao seu redor, o que dificulta o processo de digestão.

5) Perda de consciência

Um dos sintomas mais comuns em pacientes cardíacos é a perda de consciência ou desmaio. Isso ocorre quando há uma redução no fluxo sanguíneo para o cérebro. Geralmente, é um sinal característico de doenças da válvula aórtica, principalmente em momentos de estresse ou de esforço físico.

6) Insuficiência cardíaca

Trata-se de uma condição que afeta a capacidade do coração de bombear o sangue adequadamente, comprometendo todo o organismo e, se não tratada, reduz a qualidade de vida e a sobrevida do paciente.

Ainda, a insuficiência cardíaca costuma ser consequência de repetidas agressões contra o coração. Além da hipertensão arterial, algumas doenças das válvulas cardíacas também podem provocar esse sintoma.

7) Inchaço nos membros inferiores

Em razão de uma insuficiência cardíaca, o músculo do coração não é capaz de bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas  necessidades e o líquido dos vasos sanguíneos são filtrados nos tecidos dos membros inferiores.

8) Tosse noturna

O mau funcionamento do coração pode causar um aumento do retorno de sangue para os pulmões, principalmente quando deitamos. Com isso, há uma congestão pulmonar e, consequentemente, a tosse noturna.

Geralmente, esse sintoma ocorre na presença de algum distúrbio na válvula mitral ou de uma deficiência no bombeamento do sangue pelo ventrículo esquerdo. A depender do caso, a tosse pode se agravar e ocasionar uma insuficiência respiratória.

Enfim, as doenças das válvulas cardíacas são condições sérias e que precisam ser tratadas e acompanhadas por um profissional especializado. Então, ao primeiro sinal de um ou mais desses sintomas, consulte um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia



Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp