dor no peito

Dor no peito pode ser sinal de problema cardíaco

A dor no peito é um sintoma bastante incômodo e presente em várias doenças, inclusive as cardíacas. Quando percebido em leve intensidade, não gera preocupação. Mas, quando a dor é mais forte, é natural que se busque por atendimento médico mais rapidamente.

Apesar disso, independentemente do nível de dor, é indicado procurar um cardiologista, principalmente se outros sintomas surgirem juntamente com essa sensação de aperto no peito.

Geralmente, a dor na região do coração é associada imediatamente ao infarto. Apesar disso, outros problemas cardíacos também apresentam esse sintoma e exigem uma visita ao médico, mesmo que não sejam tão graves.

Conheça agora as principais doenças cardíacas que têm a dor no peito como parte dos sintomas e entenda como são tratadas.

Pericardite

Inflamação da membrana que reveste o coração. A dor sentida no peito é bastante forte, tanto que muitas vezes esse problema é confundido com um infarto. Pode ser causada por infecções virais, bacterianas ( por exemplo tuberculose e pneumonias), doenças autoimunes ( principalmente Lupus e artrite reumatoide) e neoplasias como linfomas e leucemias, entre outras.

Além da dor no peito, há também um quadro febril e sinais clínicos típicos ao exame médico. Em casos mais graves pode haver falta de ar. O tratamento, na maioria das vezes, é feito com o uso de anti-inflamatórios e o controle da causa da inflamação.

Angina

Forte pressão ou aperto no coração devido à redução da quantidade de sangue irriga o órgão. Pode se manifestar durante o esforço físico, picos de estresse ou até em repouso.

Outros sintomas comuns que acompanham esse problema são falta de ar, palidez, cansaço fácil, desmaios e suor frio. Para tratar a angina, podem ser recomendados alguns medicamentos ou, em casos mais graves, os procedimentos cirúrgicos, no caso, a angioplastia e a “ponte de safena”.

Arritmia cardíaca

Ocorre quando o ritmo cardíaco esta fora do normal. O coração bate muito rapidamente, muito vagarosamente ou fora de ritmo. Pode surgir não apenas em pessoas que já tenham algum problema cardíaco, mas também em pessoas saudáveis. As principais causas envolvem pressão alta, doença coronariana, anemia, insuficiência cardíaca e prática de atividade física intensa e até por estresse.

Além da dor no peito, outros sintomas observados são tontura, suor frio, falta de ar, mal estar e palidez. O tratamento depende da arritmia e de sua causa, podendo ser só com o controle de sintomas, uso de medicações ou até procedimentos cirúrgicos.

Miocardite

É um inflamação do músculo cardíaco. Pode decorrer de diversas causas infecciosas e não infecciosas sendo a miocardite secundária por infecção viral a forma mais comum.

Além da dor no peito, a pessoa pode apresentar fraqueza, falta de ar mesmo em repouso, inchaços, arritmias e até evoluir para a morte. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos e mudanças de hábitos de vida, dependendo de qual é o principal causador do problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia e Ipameri.