Quando a falta de ar é sintoma de problemas cardiológicos?

A falta de ar recorrente e sem motivo aparente, com certeza, é algum problema. Você deve estar sempre atento aos sinais que o seu corpo emite e tomar os cuidados necessários. 

Abaixo, estão indicadas algumas situações que podem ser resultado de problemas cardíacos. Se você se identificar com alguns desses sintomas ou situações, deve procurar urgentemente um médico cardiologista.

Situações ou sintomas de falta de ar

1 – Ao subir escada, ou fazer atividades simples

Se você sente dificuldade de respirar ao subir alguns degraus de escada ou simplesmente caminhar, isso pode ser sintoma de problemas cardiológicos como insuficiência cardíaca. Esse sintoma também pode ser resultado de doenças respiratórias ou baixo nível de oxigenação no sangue.

2 – Associada a suor frio

Preste bastante atenção nesse sintoma, pois, os principais sintomas de angina e infarto são dor no peito, formigamento e dor no braço (principalmente o esquerdo), falta de ar e suor frio.

Doenças

O quadro abordado neste artigo também pode estar associada a doenças cardíacas ou pulmonares, como as enumeradas a seguir.

1 – Doença pulmonar obstrutiva crônica

As faltas de ar associadas ao tabagismo ou a deficiências genéticas podem levar a um quadro crônico e progressivo. Nesse caso, os pulmões também são afetados.

2 – Pneumonia

Uma doença comum, porém perigosa, pois, se não tratada no início, pode se complicar e ser fatal. A pneumonia é uma doença respiratória causada por vírus, fungos ou bactérias e causa acúmulo de secreções dentro dos pulmões. A pneumonia pode provocar febre, falta de ar e dificuldade de respirar, tosse com secreção, além de arrepios e dores pelo corpo. A febre é sempre sinal de que algo no organismo está errado.

3 – Insuficiência cardíaca

Geralmente, a insuficiência cardíaca é consequência de outra doença como hipertensão, diabetes, doenças da tireoide, infarto entre outras. Os sintomas são:  dificuldade de respirar ou respiração muito curta, tosse, veias do pescoço aumentadas, desmaios, coração acelerado, inchaços principalmente nas pernas. 

 

Todas essas doenças relacionadas à falta de ar podem levar a uma complicação maior, portanto a dica é: procure um médico ao menor sinal e leve uma vida mais leve, com alimentação saudável, prática de atividade física e trabalhe a mente para fugir do estresse do dia a dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia e Ipameri.

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro