Insuficiência Cardíaca?

O que é insuficiência cardíaca?

 

A Insuficiência Cardíaca é uma síndrome clínica caracterizada por sintomas como falta de ar, inchaço no tornozelo e fadiga

causados por uma anormalidade na estrutura e função do coração, resultando na perda da eficiência da função do órgão. É uma via final para muitas doenças que afetam o coração.

É comum?

Esta doença afeta mais de 26 milhões de pessoas por todo o mundo, com mais de 3,5 milhões de pessoas diagnosticadas todos os anos. Com a idade o número de casos é cada vez maior, sugerindo que conforme a população envelhece, o número de novos casos pode aumentar.

Nos Estados Unidos, mais de 5 milhões de pessoas, ou quase 2,0% da população, possuem Insuficiência Cardíaca. Na Europa, estima-se que, no mínimo, 15 milhões de pessoas sejam acometidas.

É Grave?

A taxa de mortalidade anual dos pacientes com Insuficiência Cardíaca mais graves pode atingir até 75%, sendo comprovado em estudos que a mortalidade em cinco anos de acompanhamento é maior que em vários cânceres, inclusive de mama e próstata.

E no Brasil?

Segundo os dados do Sistema Único de Saúde, tivemos cerca de 398 mil internações por insuficiência cardíaca no ano de 2000 com 26 mil mortes. Essas internações correspondem a mais de 30% das internações e consumiram 33% dos gastos com doenças do aparelho circulatório. Configurando-se como a primeira causa de internação de pacientes com mais de 65 anos no SUS.
Estima-se que em 2025 o Brasil possua a sexta maior população de idosos do mundo, aproximadamente 30 milhões de pessoas e que a insuficiência cardíaca será a primeira causa de morte por doença cardiovascular no mundo.

 

 

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia e Ipameri.

 

 

Fontes:

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia e American Heart Association

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro