doenças cardiovasculares

Como prevenir doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes ao redor do mundo. Atualmente, a preocupação é cada vez mais uma questão de saúde pública, especialmente devido ao comportamento prejudicial adotado por boa parte da sociedade moderna em direção ao sedentarismo.

Dentre os problemas mais comuns que são causados por doenças relacionadas a questões cardiovasculares, temos enfermidades como aneurisma da aorta, insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio.

Como vimos, as consequências são sérias e graves. Por outro lado, com ações e atitudes simples no dia a dia é possível reduzir significativamente as chances de a pessoa ter algum problema relacionado.

Neste post, selecionamos algumas dicas sobre se prevenir. Acompanhe!

Dicas para prevenir doenças cardiovasculares

Tenha uma alimentação saudável

Cada tipo de alimento tem um papel importante e específico em nosso organismo. Como não existe nenhum que forneça tudo o que o corpo precisa, é necessário tomar cuidado para ter uma alimentação mais equilibrada possível.

Além disso, deve haver consciência de que, na alimentação, o que importa é a qualidade e não a quantidade do se come. Sendo assim, verduras, frutas e legumes precisam estar presentes nas principais refeições do dia.

Evite o tabagismo

Quem fuma, apresenta muito mais riscos de desenvolver algum problema cardiovascular, além dos cânceres e enfisema. O ponto-chave aqui é a presença de determinadas substâncias, que fazem com que as artérias acabem se “estreitando” e isso pode levar ao aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Apesar de ser um pouco difícil parar com o vício, a parte mais interessante é que, após 36 meses sem as substâncias presentes no cigarro no organismo, os riscos de desenvolver alguma doença caem pela metade quando comparado a um não fumante!

Faça exercícios físicos

Atividades físicas são importantes para todo o funcionamento do corpo, mas quando o assunto são doenças cardiovasculares, trata-se de um excelente meio de prevenção. Trinta minutos de exercícios por dia, praticados de forma moderada, já trazem grandes benefícios para o organismo.

É claro que existem aquelas pessoas que não gostam, porém, a dica é pesquisar e experimentar um pouco. Atividade física não é somente aquela feita somente na academia, pode ser uma caminhada ao ar livre, um passeio de bicicleta, natação, tênis e tantas outras modalidades. Com certeza, há uma que se encaixa perfeitamente ao perfil da pessoa.

Mas atenção: antes de começar qualquer atividade é muito importante consultar um médico e procurar orientação de um educador físico. Assim, será possível começar do jeito certo e com toda a segurança.

Cuide do peso

Esse tópico conversa com o anterior, mas vamos entender um pouco melhor os agravantes. As doenças cardiovasculares têm seus quadros mais complexos quando a pessoa é obesa. O principal motivo para isso é que, além de estar acima do peso, é provável que ela ainda tenha uma série de complicações devido à sua condição, como diabetes e colesterol alto.

A melhor forma de prevenção de doenças cardiovasculares é manter uma rotina de visitas ao médico. Com isso, qualquer alteração no organismo será identificada logo no início e o tratamento será feito de forma mais eficiente!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia.

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro