Ataque cardíaco

Ataque cardíaco: principais sintomas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 17 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do ataque cardíaco. Essa condição, também chamada de infarto do miocárdio, acontece quando alguma parte da musculatura do coração não recebe a quantidade de sangue adequada.

Entender quais são os principais sinais e sintomas de um ataque cardíaco é fundamental para buscar ajuda antes que o pior aconteça. Logo a seguir, você poderá conferir alguns dos mais frequentes.

Principais sintomas de um ataque cardíaco

Continue a leitura e saiba quais são os sinais mais comuns de um ataque cardíaco.

Dor no peito

Quando o assunto é um ataque cardíaco ou qualquer outra condição que represente um perigo para o coração, a dor no peito é o sinal mais comum. A sensação de dor, aperto ou pressão tende a durar alguns minutos. Sendo que pode ocorrer tanto no repouso quanto em movimento. Todavia, vale lembrar que um ataque do coração pode acontecer sem nenhum sinal de dor.

Dor que se espalha pelos braços

Esse é outro sintoma clássico de um ataque cardíaco, isto é, uma dor que se espalha para a parte esquerda do corpo. Na maioria dos registros médicos, a dor quase sempre começa no peito, sendo que muitos pacientes sentem fortes dores no braço.

Tonturas

Há várias coisas que podem afetar o equilíbrio de uma pessoa ou causar um desmaio momentâneo. Por exemplo, levantar rápido demais ou estar de estômago vazio. Contudo, se esses sinais vierem acompanhados de um desconforto no peito ou sensação de falta de ar, é melhor buscar a emergência de um hospital.

Problemas estomacais

Claro, a pessoa pode ter problemas estomacais sem eles terem algum tipo de relação com o coração. Geralmente, náusea, azia, dor ou indigestão tem a ver com a alimentação.

Contudo, é bom estar ciente que algumas pessoas podem ter esses sintomas durante um ataque cardíaco. Algumas podem chegar a vomitar. Logo, vale a pena ter atenção, especialmente quando outros sinais dessa lista estiverem presentes.

Cansaço

Se a pessoa começa a se cansar com mais facilidade ou a perder o fôlego com situações que até então realizava sem problemas, como subir escadas ou caminhar até o trabalho, é melhor marcar uma consulta com o médico imediatamente. Sinais como fraqueza e exaustão extrema que, muitas vezes, perduram por dias, pode ser um indicador de problemas no coração e quando súbita e intensa, pode ser infarto.

Há vários outros sintomas que podem estar relacionados a um ataque cardíaco além dos citados. Todavia, uma coisa é certa: as chances de sobreviver são maiores quando a busca ajuda especializada é imediata. Portanto, ao sinal de que há algo errado, procure seu médico ou ligue para a emergência.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp