Energéticos faz mal?

Umas das bebidas da moda são o energéticos. Bebidas energéticas, segundo o Wikipedia, é aquela que estimula o metabolismo e tem como finalidade fornecer ao consumidor energia através da ingestão de taurina.

O consumo destas bebidas frequentemente esta associado a um aumento de visitas a salas de emergência e mortes, e por isso foi desenhado um estudo para avaliar seu efeito analisando o eletrocardiograma e a pressão arterial em voluntários jovens e saudáveis, afim de responder se tomar energéticos faz mal ou não.  

Como foi feito?

Os participantes consumiram cerca de 950 ml de cada bebida em estudo, sendo um o energético da marca “A”, ou da marca “B”, ou de placebo (bebida com o mesmo sabor e características semelhantes aos energéticos, mas sem as substâncias estimulantes). Tinham 60 minutos para ingerir e eram avaliados pelas 4 horas após. Todos os participantes tomaram as 3 bebidas com intervalo de 6 dias entre cada analise.

E aí, faz mal?

Após a comparação dos efeitos entre as 3 bebidas, verificou se que as bebidas energéticas aumentavam o intervalo QT no eletrocardiograma. Este intervalo representa a duração total da atividade elétrica ventricular, que é a parte do coração que bombeia o sangue para os pulmões e o todo o corpo.

Pacientes que apresentam esse prolongamento, independente do uso de bebidas energéticas, podem apresentar arritmias, sendo alguns tipo bem graves que podem levar a desmaios e até morte súbita.

Foi evidenciado ainda, que o consumo de bebidas energéticas esta associado ao aumento da pressão arterial e assim, levantando um alerta ao consumo exagerado que se tem observado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia.

J Am Heart Assoc. 2019 Jun 4;8(11):e011318. doi: 10.1161/JAHA.118.011318. Epub 2019 May 29.

Comentários
Avatar

Posted by Dr. André Navarro