cardiomegalia

Cardiomegalia: o que pode causá-la?

Você sabe o que é cardiomegalia? Antes de tudo, não é uma doença, mas um sinal da presença de algum problema. Esse termo é usado para se referir ao coração dilatado visto em alguns tipos de exames de imagem.

A partir disso, o médico poderá solicitar uma série de outros exames para diagnosticar corretamente a condição por trás do aumento desse órgão.

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Quais são as causas da cardiomegalia?

Um coração dilatado pode ser consequência de uma série de condições que fazem o músculo cardíaco bater diferente do normal, alterando a força e frequência das batidas.

Além disso, pode ser resultado de alguma condição ou doença. Por exemplo, lesões causadas por arritmias ou infarto, ou ainda, uma mal formação que acompanha a pessoa desde o seu nascimento, são algumas das possíveis causas.

Outros exemplos de causas

Pressão alta: o coração precisa de mais força para conseguir distribuir o sangue pelo corpo. Como consequência, o músculo cardíaco pode aumentar de tamanho ficando mais “grosso”, dessa forma, levando a perda da eficiência do músculo.

Cardiomiopatias: essa famila de doenças torna muito mais difícil para o coração a tarefa de bombear sangue para o resto do corpo. À medida que ela evolui, ele pode começar a aumentar de tamanho para dar conta trabalho.

Fluidos ao redor do coração: também chamado de derrame pericárdio, esse problema causa o acúmulo de líquido no “saco” que envolve o coração. Sendo assim, pode fazer com que ele apareça com dimensões maiores em um exame.

Anemia: a anemia crônica, quando não tratada, pode levar o coração a bater de maneira mais rápida e irregular. Além disso, ele precisará bombear mais sangue para compensar a falta de oxigênio na corrente sanguínea. Todos os esses fatores contribuem para uma dilatação do órgão.

Problemas na tireoide: tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar danos ao coração, incluindo seu aumento. O diabetes também pode fazer o mesmo.

Nesse sentido, doenças raras: um exemplo de doença rara que pode levar à cardiomegalia é a amiloidose, condição caracterizada pela presença de “proteínas anormais” no organismo, que podem ser depositadas no coração. Assim, como o músculo cardíaco não consegue funcionar direito, ele acaba se dilatando.

Claro, há vários outros problemas que podem provocar a cardiomegalia. Por exemplo, excesso de ferro, bloqueio nas válvulas cardíacas e artérias. No entanto, o ponto mais importante é saber que a medicina já desenvolveu formas muito eficientes de lidar com cada um desses eventos.

Quando procurar ajuda médica?

Em suma, falta de ar, dores no peito, desconforto na parte superior do corpo, episódios de desmaios são alguns sinais que indicam que a pessoa precisa de ajuda médica imediatamente.

Além disso, para evitar problemas relacionados à cardiomegalia vale manter a rotina de consultas em dia, especialmente na presença de condições crônicas ou complicadas como hipertensão, anemia, diabetes e distúrbios na tireoide.

Então, quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia.